No âmbito do projeto de valorização do pescado das lotas portuguesas, a Docapesca – Portos e Lotas S.A., participou na 4ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que decorreu em Tavira de 1 a 4 de setembro, através da realização de showcookings de Cavala das lotas do Algarve.

A Feira da Dieta Mediterrânica tem por objetivo dar a conhecer, valorizar e divulgar os produtos e atividades da Dieta Mediterrânica, bem como as culturas relacionadas com o estilo de vida mediterrânico.

No dia 1 de setembro foram dinamizados dois showcookings pelo Chef José Domingos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, decorrente da parceria entre a Docapesca e esta escola, onde foi confecionada Caldeirada de Cavala à Pescador e Lombo de Cavala sobre Tiborna de milho e salada de pepino.

No dia 3 de setembro foram dinamizadas mais duas demonstrações culinárias, com Salada montanheira e tiborna e Xarém de berbigão e coentro com filetes de Cavala à algarvia.

Nestas demonstrações esteve também presente a Dra. Helena Real, nutricionista que explicou aos participantes os benefícios da Dieta Mediterrânica ao nível da saúde e em particular do pescado, intervenção esta decorrente do protocolo celebrado entre a Docapesca e a Associação Portuguesa de Nutricionistas

A participação da Docapesca neste evento enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota. O CCL materializa-se numa etiqueta própria que permite a identificação do pescado transacionado nas lotas do continente, junto do consumidor final, contribuindo para a valorização e rastreabilidade do pescado no ponto de venda.

Este projeto é uma iniciativa da Docapesca, cofinanciado pelo Programa Mar 2020.

Mais informações em www.docapesca.pt e www.facebook.com/Docapesca

 

logos-docapesca

Lombo de cavala sobre tiborna de milho e salada de pepino

 

Ingredientes:

1 Broa de milho

800 gr de cavalas

800 gr de pepinos

500 gr de cebola

2 un de iogurte natural

30 gr de aneto

1 dl de azeite

Sal e pimenta q.b.

200 gr de presunto

500 gr de limão

100 gr de manteiga

 

Preparação:

Cortar as fatias de broa e fritar em azeite de alho. Descascar o pepino e cortar em tirinhas, salpicar com sal grosso e deixar soltar a água, escorrer bem e adicionar o iogurte, perfumar com aneto. Dispor em cima da fatia de broa, uma fatia de presunto, a salada de pepino e por fim o filete de cavala salteado em azeite e cebola. Regar com molho de limão.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill