Na sequência dos artigos, hoje apresentamos duas novas receitas, uma juntando o Carapau ao Alho Francês e aos Espargos, e outra de Cavala em Conserva em Pesto Rico de Manjericão. Duas receitas do Chef Elísio Bernardes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. A não perder e a saborear, evidentemente

A Valorização do Pescado transacionado nas lotas do continente português é um dos objetivos estratégicos da Docapesca. Neste âmbito, a empresa começou por criar o projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta identifica o pescado fresco das lotas portuguesas nos pontos de venda ao público, quer no pequeno retalho, quer na grande distribuição, sob a assinatura: “É da Lota. É de confiança”.

Esta etiqueta disponibiliza ao consumidor final, toda a informação obrigatória por lei, cumprindo as regras definidas para a rotulagem dos produtos da pesca, contribuindo assim para a diferenciação e rastreabilidade do pescado nacional.

É neste âmbito que a Docapesca tem desenvolvido ações de promoção e sensibilização para um consumo responsável, centradas essencialmente na Cavala e no Carapau, duas espécies abundantes na costa portuguesa e ricas do ponto de vista nutricional, mas de menor valor comercial, utilizando três modelos de iniciativas, realizadas em parceria com os Municípios, as Organizações de Produtores e Associações do Setor e as Escolas de Hotelaria ao longo do país:

– Aulas de culinária, nos Mercados Municipais e nas Grandes Superfícies, com o desenvolvimento de receitas de pescado. Assim, durante o ano de 2016, realizaram-se 48 ações em 29 cidades.

– Showcookings / Workshops com pescado português, em espaços cozinha interativos, em festivais e certames gastronómicos a nível nacional, como por exemplo, o Peixe em Lisboa, as Conservas no Castelo no Porto, o Festival do Bacalhau de Ílhavo, a Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, a Semana do Polvo de Quarteira, o Festival do Polvo da Zambujeira do Mar, a Semana da Cavala de Sesimbra, o Congresso dos Cozinheiros, entre outros.

– Degustações de pescado fresco e em conserva, em colaboração com entidades parceiras, em eventos institucionais, congressos e seminários relacionados com a atividade da empresa, como é o caso do Oceans Meeting, o Business 2 Sea, a II Conferência do Jornal da Economia do Mar, entre outros.

Com o objetivo de contribuir para a internacionalização dos produtos e serviços da pesca e do mar, potenciando a identificação de novas oportunidades comerciais em mercados externos, de uma forma dinâmica, com vista à exportação dos produtos e serviços nacionais, a Docapesca marca presença em diversas feiras de cariz profissional a nível nacional e internacional.

Neste contexto, em 2016, a Docapesca esteve presente em feiras dedicadas ao pescado ou ao setor agroalimentar, como foram os casos do SISAB (Lisboa), European Seafood Exposition (Bruxelas), Conxemar (Vigo) e na SIAL (Paris).

No âmbito das suas competências na área da náutica de recreio e estaleiros, a Docapesca promoveu também duas presenças portuguesas, em colaboração com empresas e entidades destes setores na Southampton Seaworks e na Southampton Boat Show (Reino Unido).

De seguida, apresentam-se duas sugestões elaboradas pelo Chef Elísio Bernardes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, apresentadas durante o Business2Sea.

 

Carapau, Alho Francês e Espargos

Ingredientes

1 un. de carapau fresco

100 gr de alho francês

200 gr de manteiga

100 ml de natas

1 gr de sal

1 gr de pimenta

200 gr de espargos

100 ml de azeite

50 gr de sal grosso

 

Preparação:

Para o carapau:

Amanhar o carapau.

Retirar os filetes.

Corar em azeite e manteiga.

 

Para a mousse de alho francês:

Cortar o alho francês em pedaços regulares e refogar com manteiga. Temperar, juntar natas e deixar cozer. Passar na mix. Incorporar natas.

 

Para os legumes:

Assar os espargos verdes.

Empratar de forma harmoniosa.

 

 

Cavala em Conserva em Pesto Rico de Manjericão

Ingredientes

6 un. de cavala em conserva

250 gr de farinha de centeio

125 ml de azeite

30 gr de sal

50 gr de orégãos

1/10 un. de pão ralado

2 un. de ovo

50 gr de manjericão

50 gr de micro legume de ervilha

10 gr de pinhões

q.b. de alho

q.b. de parmesão

 

Preparação:

Para o molho pesto:

Colocar num copo o azeite, o parmesão, o alho, o manjericão e os pinhões. Triturar. Retificar os temperos.

 

Para a cavala:

Triturar a cavala. Passar por farinha ovo e pão ralado.

Fritar em óleo abundante.

Empratar de forma harmoniosa e decorar com micro legume de ervilha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill