Desde este mês que a cadeia de supermercados Intermarché está a comercializar almondegas de peixe, feitas exclusivamente a partir de uma espécie de pescado – cavala – e “combinando diferentes especiarias e outros ingredientes”, conforme nos explicou a chef Patrícia Borges, que desenvolveu o produto.
Este produto foi apresentado pela primeira vez em 2016, na 21ª edição do Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas (SISAB) e concebido para rentabilizar e escoar a cavala, uma espécie sub-aproveitada pelos pescadores.
Actualmente, as almondegas de cavala são produzidas pela empresa Receituarium, de Peniche, que já entregou duas encomendas ao distribuidor e prepara uma terceira. Fonte desta empresa admitiu ao nosso jornal que as encomendas são cada vez maiores, o que indicia interesse do distribuidor e, por consequência, dos consumidores.
A comercialização está a ser feita no âmbito do programa Origens, da cadeia Intermarché, apoio à produção nacional, “que o consagrou como vencedor de melhor produto na categoria PEIXES”. Procurámos apurar qual o volume das encomendas envolvidas e as perspectivas financeiras de evolução do novo produto, quer junto da distribuidora, quer da produtora, mas não foi possível obter a informação em tempo útil.