A Universidade de Québec, em Rimouski, acaba de assinar um acordo com quatro entidades francesas para o estabelecimento de um Laboratório Internacional para o Estudo dos Ecosistemas Marinhos Costeiros.
Bluebio Alliance

A Universidade de Québec, em Rimouski, em conjunto com as entidades francesas do CNRS, Centro Nacional de Investigação Científica, Universidade da Bretanha Ocidental UBO, Instituto de Investigação para o Desenvolvimento, IRD, e o Instituto Francês de Investigação para Exploração do Mar, Ifremer, acabam de assinar um acordo tendo em vista a criação de um Laboratório Internacional para o Estudo dos Ecosistemas Marinhos Costeiros.

Baptizado BeBest, Benthic Biodiversity Ecology Science and Technologies, o future laboratório pretende congregar as capacidades das várias organizações para o estudo das comunidades marinhas costeiras, bem como estabelecer novos padrões de observação e métodos de avaliação biológica em relação ás respectivas comunidades marinhas costeiras.

O projecto, financiado pelo CNRS, terá como principais áreas de estudo as comunidades marinhas costeiras de Saint-Laurent e de Saint-Pierre-et-Miquelon, devendo envolver cerca de três dezenas de investigadores.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill