O governo quer duplicar o peso da economia do mar até 2020. Chegar aos 5% do VAB da economia do mar só pode ser conseguido cumprindo o principio da sustentabilidade. O papel das actividades emergentes revela-se decisivo, e está debaixo de olho do Governo.

A estratégia desenvolvida para o mar  tem ‘um primeiro principio que é o do sustentabilidade económica, social e ambiental‘ afirmou o Secretário de Estado do Mar, José Apolinário, na II conferencia do jornal da Economia do Mar. De acordo com José Apolinário, ‘a resposta para a criação de uma economia do mar sustentável reside nas inovações de tecnologia, de mais valia do negocio e do potencial transformador do posicionamento geoestratégico de Portugal nas diferentes fileiras de investimento, aumentando a criação de valor nas actividades económicas tradicionais, maximizando a vantagem da centralidade euro atlântica dos portos portugueses’.  Com algum detalhe, o membro do governo deixou alguns exemplos concretos. A estratégia do governo passa por consolidar e aumentar as exportações de pescado e congelados , apostando fortemente na internacionalização. Passa por aumentar  o tráfego nos portos, e , reconhecendo o papel importante do registo internacional da madeira, o governante reafirma o compromisso político para dotar o país de um registo nacional  mais competitivo. José Apolinário, considera ainda que é necessário ‘potenciar a criação de novas fontes de crescimento sustentável ‘ e o mesmo é falar em atividades emergentes, os tais novos usos e recursos do mar. E, são estas actividades que recebem especial atenção do governo, como potencial de desenvolvimento económico do país. José Apolinário avança. ‘ A central e mais importante atividade emergente tem a ver com as energias off-shore. Há um potencial de fornecimento de até 25% da eletricidade nacional’ e cita os exemplos do Wind Float ou do Wave Roller.  São respostas energéticas limpas de que o mundo precisa  e que têm particular relevância no contexto de descarbonização da economia, e no combate às alterações climáticas . Mas, têm ainda um outro papel . São ‘uma forma de potenciar uma parte da componente do que era a indústria naval tradicional’, explicou o secretário de estado do mar.  ‘Importa também valorizar a biotecnologia azul presente em diferentes ambientes, no conhecimento do mar profundo, nas fontes hidrotermais, na exploração das algas ou na resposta a área da aquacultura ‘.

Afinal, estas atividades emergentes são geradores de alto valor acrescentado, que por si só podem formar uma nova fileira de negócio, originando novas empresas ou a reconversão das existentes em domínios da inovação tecnológica , da biotecnologia, da robótica ou da automação submarinas, incentivando ainda o desenvolvimento de outras indústrias.

Para atingir a meta da duplicação do peso da economia do mar no PIB nacional o governo deixou a nota sobre os vários financiamentos, mas no Estoril José Apolinário confirmou que a ‘ valorização e aprofundamento do conhecimento’  é também uma outra forma para explorar todo o potencial da economia do mar.

projeccao_final_pub



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill