Estão abertas as candidaturas para Economia Azul do SME Instrument Oportunidade de financiamento para projectos inovadores que queiram chegar ao mercado

Na área da Economia do Mar, o SME Instrument abriu as candidaturas para apoiar as PME para o desenvolvimento, instalação e comercialização de soluções inovadoras para a economia azul (Supporting SMEs efforts for the development – deployment and market replication of innovative solutions for blue growth), num orçamento de 27 milhões de euros.

As pequenas e médias empresas que ambicionem liderar um projecto europeu no âmbito do SME instrument e que queiram obter financiamento para um projecto inovador podem recorrer aos serviços da Ateknea Solutions, que auxilia as PME «a desenvolverem os seus projectos para que estes cheguem ao mercado, aproveitando oportunidades como os financiamentos da Comissão Europeia destinados a promover a economia e o desenvolvimento». O financiamento do SME Instrument é focado para desenvolver «melhorias no produto, adaptação para produção em larga escala, miniaturização, replicação de mercado, atribuindo ao produto as condições necessárias para ser comercializado a nível Europeu».

Nuno Brito Jorge, director de inovação da Ateknea em Portugal, explica que «uma PME pode ver o seu projecto inovador financiado entre 500 mil a três milhões de euros com 70% a fundo perdido e 25% mais para cobertura de custos indirectos». A Ateknea não cobra custos directos aos seus clientes, sendo apenas pagos caso o projecto seja financiado.

A Ateknea procura PME com uma facturação anual mínima de 350 mil euros, mínimo de 10 trabalhadores e com «tecnologia demonstrada em ambiente relevante», ou seja, um protótipo já deve estar em utilização no ambiente em que devem operar.

Para aumentar as hipóteses de as PME serem seleccionadas para os fundos do SME Instrument, a Ateknea avalia o conceito do projecto e elabora a proposta com as PME para que esta vá de encontro aos objectivos da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia disponibilizou um total de aproximadamente 79 mil milhões de euros para inovação e investigação nos anos 2014 a 2020 e parte deste orçamento será destinado a PME (SME Instrument), com especial foco na área do Crescimento Azul.

No Horizonte2020 o produto deve estar já bastante próximo da fase de comercialização no mercado e «o financiamento pretende ajudar a desenvolver o produto desde essa fase até à chegada ao mercado».

A Ateknea actua em 25 países diferentes, já desenvolveu mais de 170 projectos, tendo colaborado com mais de 600 PME.

O prazo para esta primeira call de Economia Azul é dia 17 de Dezembro, com call intermédias a 18 de Março e 17 de Junho de 2015.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill