Portugal e Estados Unidos, com 13 inscrições cada, comandam as candidaturas, onde se destacam também a Índia, a Alemanha e o Reino Unido
Infra-estruturas de Portugal

O programa de aceleração de start-ups da economia do mar «Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0», recebeu 87 inscrições de 29 países, informou o Ministério do Mar. Os países mais representados são Portugal e os Estados Unidos, com 13 candidaturas cada, “seguidos pela Índia, com 10, e pela Alemanha e Reino Unido, com 5 e 4, respectivamente”, referiu o Ministério do Mar.

Números que “dizem muito do alcance internacional desta iniciativa, ao mesmo tempo que ajudam a projectar Portugal como país inovador na área da economia do Mar em vários mercados”, considera o Ministério do Mar.

Ainda de acordo com o Gabinete de Ana Paula Vitorino, 38% das candidaturas foram dirigidas à Gestão de Desempenho de Carga e Frotas, 33% à Sustentabilidade Ambiental e 31% à Optimização dos Processos em Terra, o mesmo que a Conectividade de Navegação do Futuro.

No próximo dia 17 de Maio termina a fase de selecção, com um evento (pitch) envolvendo as 40 melhores candidaturas, inserido no European Maritime Day, em Lisboa. Posteriormente, a partir de 24 de Junho, decorrerá um bootcamp de 5 dias, com as startups seleccionadas para a fase de pilotagem a serem conhecidas dia 28 de Junho. O fim do programa terá lugar em Outubro e culminará no Demo Day, com a apresentação pública das soluções encontradas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill