O programa de aceleração de start-ups da economia do mar «Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0», recebeu 87 inscrições de 29 países, informou o Ministério do Mar. Os países mais representados são Portugal e os Estados Unidos, com 13 candidaturas cada, “seguidos pela Índia, com 10, e pela Alemanha e Reino Unido, com 5 e 4, respectivamente”, referiu o Ministério do Mar.
Números que “dizem muito do alcance internacional desta iniciativa, ao mesmo tempo que ajudam a projectar Portugal como país inovador na área da economia do Mar em vários mercados”, considera o Ministério do Mar.
Ainda de acordo com o Gabinete de Ana Paula Vitorino, 38% das candidaturas foram dirigidas à Gestão de Desempenho de Carga e Frotas, 33% à Sustentabilidade Ambiental e 31% à Optimização dos Processos em Terra, o mesmo que a Conectividade de Navegação do Futuro.
No próximo dia 17 de Maio termina a fase de selecção, com um evento (pitch) envolvendo as 40 melhores candidaturas, inserido no European Maritime Day, em Lisboa. Posteriormente, a partir de 24 de Junho, decorrerá um bootcamp de 5 dias, com as startups seleccionadas para a fase de pilotagem a serem conhecidas dia 28 de Junho. O fim do programa terá lugar em Outubro e culminará no Demo Day, com a apresentação pública das soluções encontradas.
- Maersk investiu 1,5 milhões na portuguesa HUUB
- Taxa de pagamentos do Mar 2020 é de 29,2%
- Abriram candidaturas para 2ª edição do Blue Bio Value
- Câmara de Sines investe 7,5 milhões de euros na ZIL 2
- CE aprova apoio ao desenvolvimento do terminal de GNL de Świnoujście
- Fundo soberano norueguês vai avaliar participação na reciclagem de navios na Índia
- Já abriram inscrições para o Bluetech Accelerator
- Indústria naval europeia reclama mais financiamento comunitário