Projecto europeu com orçamento de 40 milhões de euros

O porto de Setúbal, em representação da Associação dos Portos de Portugal (APP) é o coordenador nacional do projecto europeu “GAINN4MoS” (Sustainable LNG Operations for Ports and Shipping – Innovative Pilot Actions), orçado em cerca de 40 milhões de euros. Este projecto envolve Portugal, França, Itália, Espanha, Eslovénia e Croácia. Os quatro primeiros beneficiarão de um financiamento de 9 milhões de euros cada, e os restantes de um milhão cada um.

De acordo com um comunicado da Administração do Porto de Setúbal, o projecto visa «contribuir para a integração da nova directiva europeia da energia limpa no quadro do sector portuário, energia e transporte marítimo, definir e executar novas regras de actuação dos terminais portuários, ao nível da segurança e logística no transporte e abastecimento dos navios de carga com LNG e desenvolver uma estratégia para o shipping neste âmbito».

O “GAIN4MoS” insere-se no âmbito das Auto-estradas do Mar, integrada nas linhas de financiamento do Mecanismo Interligar a Europa (CEF – Connecting Eueopean Facility), que apoia projectos das Redes Transeuropeias de Transportes (RTE-T). A comparticipação comunitária é de 46,5%.

Portugal candidatou 3 projetos-piloto de “retrofitting” de navios:

1- “LNG in the Port of Leixões Fleet” – a entidade é a APDL (Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA) e o  orçamento é de 2,72 milhões de euros;

2- “PLIM – Projeto Logístico Intermodal da Madeira Action SHIPS&LOG” – a entidade é a APRAM SA, tem como parceiro o Grupo Sousa e um orçamento de 1,570 milhões de euros;

3- “Deep Blue Atlantic Retrofitting” – a entidade é a Portos dos Açores, SA, tem como parceiro a Mutualista Açoriana, SA e o orçamento é de 4,5 milhões de euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill