Portugal é dos Estados membros da União Europeia (UE) com maior taxa de execução de projectos do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), revelou a Agricultura e Mar com base em dados da Autoridade de Gestão do Mar 2020. O nosso país tem 2.300 projectos aprovados, equivalentes a investimentos de 364 milhões de euros, aos quais correspondem apoios públicos já atribuídos de 269 milhões de euros e 780 postos de trabalho previstos.
Segundo a publicação, no final de Abril, o Programa Operacional Mar 2020 superou “a fasquia dos 50% de compromisso, o que se traduz na atribuição de apoios ao sector superiores a metade da dotação global disponível no programa, liderando o ranking dos cinco países europeus que mais beneficiam deste tipo de apoios”.
Citando a Autoridade de Gestão do Mar 2020, a publicação refere que os pedidos de pagamentos liquidados ou validados atingem mais de 98 milhões de euros, correspondentes a uma taxa de pagamentos próxima dos 21%. O que torna Portugal o país com maior taxa de compromisso e execução entre os cinco que beneficiam da maior dotação do FEAMP.
- Maersk investiu 1,5 milhões na portuguesa HUUB
- 87 inscrições de 27 países no Bluetech Accelerator
- Taxa de pagamentos do Mar 2020 é de 29,2%
- Abriram candidaturas para 2ª edição do Blue Bio Value
- Câmara de Sines investe 7,5 milhões de euros na ZIL 2
- CE aprova apoio ao desenvolvimento do terminal de GNL de Świnoujście
- Fundo soberano norueguês vai avaliar participação na reciclagem de navios na Índia
- Já abriram inscrições para o Bluetech Accelerator