Marcelo Rebelo de Sousa inaugura laboratório para investigação em recursos marinhos na Gafanha da Nazaré
ECOMARE
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Foi ontem inaugurado o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos  Marinhos da Universidade de Aveiro (UA), na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, com a presença do Presidente da República e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entre outras personalidades.

O ECOMARE resulta de uma parceria entre a UA, a Administração do Porto de Aveiro (APA), a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA. e engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM).

O CEPAM será responsável pelo desenvolvimento de actividades nas áreas de Biotecnologia Marinha, Ecologia, Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, Oceanografia, Geologia e Geofísica, Engenharia Naval, Aplicações Robóticas Navais, Engenharia Costeira e Energia Offshore, sem esquecer os Estudos Estratégicos para a avaliação de actividades económicas marítimas.

Já o CPRAM será dedicado ao apoio ao resgate, reabilitação e devolução à natureza de animais marinhos e ao desenvolvimento da investigação científica em ecologia populacional e saúde animal, contribuindo para a conservação, investigação e sensibilização ambiental para o meio marinho. Integra tanques para reabilitação dos animais, laboratórios científicos multifuncionais e uma Unidade de Cuidados Intensivos, além de um conjunto de sistemas de suporte de vida autónomos para o estudo de organismos marinhos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill