Foi ontem inaugurado o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (UA), na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, com a presença do Presidente da República e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entre outras personalidades.
O ECOMARE resulta de uma parceria entre a UA, a Administração do Porto de Aveiro (APA), a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA. e engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM).
O CEPAM será responsável pelo desenvolvimento de actividades nas áreas de Biotecnologia Marinha, Ecologia, Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, Oceanografia, Geologia e Geofísica, Engenharia Naval, Aplicações Robóticas Navais, Engenharia Costeira e Energia Offshore, sem esquecer os Estudos Estratégicos para a avaliação de actividades económicas marítimas.
Já o CPRAM será dedicado ao apoio ao resgate, reabilitação e devolução à natureza de animais marinhos e ao desenvolvimento da investigação científica em ecologia populacional e saúde animal, contribuindo para a conservação, investigação e sensibilização ambiental para o meio marinho. Integra tanques para reabilitação dos animais, laboratórios científicos multifuncionais e uma Unidade de Cuidados Intensivos, além de um conjunto de sistemas de suporte de vida autónomos para o estudo de organismos marinhos.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha