Certame contará com uma série de palestras e mostra gastronómica dedicada a esta espécie
Ouriço-do-mar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A partir de amanhã e até 8 de Abril, decorre o 4.º Festival Internacional Ouriço-do-Mar da Ericeira, no Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva (Jornadas Técnicas) e no Mercado Municipal (Showcooking).

Conforme referem os promotores do evento, o objectivo é dar a conhecer a iguaria gastronómica que é o ouriço-do-mar e ainda “reflectir sobre os desafios da alimentação do futuro, para que possamos continuar a apreciar as riquezas naturais do nosso país sem comprometer a sua sustentabilidade”.

Os promotores recordam ainda que “os ouriços-do-mar (e não só) estão a dar os primeiros passos na reprodução em cativeiro em Portugal” e que “a procura de carne e peixe está a aumentar, obrigando a encontrar alternativas para satisfazer o consumo de forma sustentável”.

Importa recordar também que o ouriço-do-mar é considerado uma mais-valia gastronómica e territorial da região, “mais especificamente da vila da Ericeira, cujo nome deriva precisamente da grande abundância de ouriços-do-mar existente na costa desta região”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill