A partir de amanhã e até 8 de Abril, decorre o 4.º Festival Internacional Ouriço-do-Mar da Ericeira, no Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva (Jornadas Técnicas) e no Mercado Municipal (Showcooking).
Conforme referem os promotores do evento, o objectivo é dar a conhecer a iguaria gastronómica que é o ouriço-do-mar e ainda “reflectir sobre os desafios da alimentação do futuro, para que possamos continuar a apreciar as riquezas naturais do nosso país sem comprometer a sua sustentabilidade”.
Os promotores recordam ainda que “os ouriços-do-mar (e não só) estão a dar os primeiros passos na reprodução em cativeiro em Portugal” e que “a procura de carne e peixe está a aumentar, obrigando a encontrar alternativas para satisfazer o consumo de forma sustentável”.
Importa recordar também que o ouriço-do-mar é considerado uma mais-valia gastronómica e territorial da região, “mais especificamente da vila da Ericeira, cujo nome deriva precisamente da grande abundância de ouriços-do-mar existente na costa desta região”.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha