Missão partiu no âmbito dos projectos PES e MEDUSA DEEPSEA
ROV LUSO

Na passada sexta-feira, o ROV LUSO foi embarcado a bordo navio de investigação espanhol Sarmiento di Gamboa para uma missão conjunta ao abrigo dos projectos PES e MEDUSA DEEPSEA financiados, respectivamente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo programa EAA Grants.

Na missão participam a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Instituto do Mar (IMAR) da Universidade dos Açores, o Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA) e outras instituições.

Segundo informou a EMEPC, no âmbito do PES, a missão irá estudar as Pockmarks e o escape de fluidos no Esporão da Estremadura, e no âmbito do MEDUSA DEEPSEA irá efectuar um teste de profundidade com o novo AUV Medusa. O ROV LUSO estará de regresso a Lisboa no dia 3 de Junho.

Mais informações sobre o PES em http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=87&tabela=projectosdetail&projectid=676&language=eng e mais dados sobre o MEDUSA DEEPSEA em http://www.medusadeepsea.com/

Na página da EMEPC do Facebook será feito o acompanhamento da missão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill