Na passada sexta-feira, o ROV LUSO foi embarcado a bordo navio de investigação espanhol Sarmiento di Gamboa para uma missão conjunta ao abrigo dos projectos PES e MEDUSA DEEPSEA financiados, respectivamente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo programa EAA Grants.
Na missão participam a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Instituto do Mar (IMAR) da Universidade dos Açores, o Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA) e outras instituições.
Segundo informou a EMEPC, no âmbito do PES, a missão irá estudar as Pockmarks e o escape de fluidos no Esporão da Estremadura, e no âmbito do MEDUSA DEEPSEA irá efectuar um teste de profundidade com o novo AUV Medusa. O ROV LUSO estará de regresso a Lisboa no dia 3 de Junho.
Mais informações sobre o PES em http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=87&tabela=projectosdetail&projectid=676&language=eng e mais dados sobre o MEDUSA DEEPSEA em http://www.medusadeepsea.com/
Na página da EMEPC do Facebook será feito o acompanhamento da missão.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha