De acordo com um documento do Banco Europeu de Investimento (BEI) recentemente divulgado, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) disponibilizará cerca de 40 milhões de euros para co-financiar projectos da Yilport nos terminais portuários de contentores de Lisboa (Alcântara) e Leixões.
O nosso jornal confirmou o montante do apoio do FEIE aos projectos junto da Yilport, que sublinhou o facto de os investimentos se destinarem “a melhorar a eficiência dos terminais”. O documento do BEI refere que os projectos envolvem empreitadas (pavimentação, acesso rodoviário, instalações eléctricas, parqueamento, entre outras) e equipamentos para movimentação de carga.
Segundo informações vindas a público, o BEI irá disponibilizar 238,7 mil milhões de euros para projectos no quadro do FEIE, dos quais 2,106 mil milhões de euros dirigidos a Portugal. No documento do BEI, refere-se que no caso dos projectos da Yilport, as concessões dos terminais estão asseguradas até 2030 (Leixões) e 2042 (Lisboa).
- Maersk investiu 1,5 milhões na portuguesa HUUB
- 87 inscrições de 27 países no Bluetech Accelerator
- Taxa de pagamentos do Mar 2020 é de 29,2%
- Abriram candidaturas para 2ª edição do Blue Bio Value
- Câmara de Sines investe 7,5 milhões de euros na ZIL 2
- CE aprova apoio ao desenvolvimento do terminal de GNL de Świnoujście
- Fundo soberano norueguês vai avaliar participação na reciclagem de navios na Índia
- Já abriram inscrições para o Bluetech Accelerator