No dia 8 de Novembro, pelas 14h30, será lançado simbolicamente no Tejo o NADA, um pequeno veleiro trabalhado e decorado por alunos de 7.º ano da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, de Almada. O evento terá a participação de 60 alunos e professores, que estarão a bordo da Caravela Vera Cruz, que partirá do Clube Náutico de Almada.
O veleiro estará equipado com um GPS, que permitirá aos alunos seguirem a sua rota enquanto navega pelo oceano. Se chegar a um novo destino, geram-se de imediato relações entre quem o lançou e quem o recebeu, favorecendo “uma interacção entre alunos de diferentes países e culturas”, conforme referem os promotores do evento.
O NADA é um dos três veleiros portugueses a lançar ao mar no âmbito do projecto «Leva Portugal ao Mundo», inspirado na chegada do WEST, um pequeno barco do projecto pedagógico «Educational Passages», à costa portuguesa. Os promotores esclarecem que “o seu lançamento será integrado numa regata internacional promovida” no âmbito deste projecto e em que participarão vários países do Arco Atlântico.
Recorde-se que o projecto «Leva Portugal ao Mundo» destina-se a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e tem acompanhamento pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Instituto Superior Técnico, Câmara Municipal da Horta, Estação de Biologia Marinha do Funchal e Oceans On! (um método pedagógico de literacia dos oceanos).
Os seus objectivos consistem em “explorar de forma holística a relação biunívoca entre a Humanidade e o Oceano, aumentar o conhecimento científico acerca do Oceano, desenvolver competências transversais de comunicação, planificação, criatividade, trabalho colaborativo, aproximar as crianças de outras culturas, fomentar actividades práticas e compreender a importância das novas tecnologias”, conforme refere o site do projecto.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha