Segundo o Contra-almirante Henrique Lila Morgado, Presidente da Comissão Executiva das Jornadas do Mar, o objectivo destas é colocar à discussão os vários temas do mar, divididos em oito áreas do conhecimento: Matemática, Modulação e Engenharia, Geografia, Oceanografia, Ambiente e Ciências Naturais, História e Literatura, Economia e Gestão, Relações Internacionais, Direito e Estratégia, Sociologia e Comportamento Organizacional, Tecnologias de Informação e Comunicação e Ciências Militares. As Jornadas do Mar são um fórum para dar conhecimento sobre o mar e potenciar o seu valor como solução da crise portuguesa, explorando-o e afirmando o País, dada a sua posição geográfica privilegiada.
Com as Jornadas do Mar pretende-se continuar a «valorizar, debater e estudar os assuntos do Mar, concorrendo assim para uma estratégia que coloque o mar como desígnio nacional assumido pela sociedade», explica o Contra-almirante Lila Morgado.
As apresentações de 30 minutos da nona edição das Jornadas do Mar vieram da iniciativa de estudantes universitários, maioritariamente de mestrado ou doutoramento, dedicados ao tema “Mar: uma onda de progresso”.
Para os participantes, que elogiam a boa organização do evento por parte da Marinha, os temas das apresentações foram interessantes. Com diverso tipo de formação académica, os participantes universitários tiveram a oportunidade de ouvir outras perspectivas por parte de diversas disciplinas, num evento que junta estudantes de Economia, Biologia, Relações Internacionais, Matemática, Engenheria e muitos outros.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha