A nona edição das Jornadas do Mar veio contribuir para tornar o mar um verdadeiro desígnio nacional

Segundo o Contra-almirante Henrique Lila Morgado, Presidente da Comissão Executiva das Jornadas do Mar, o objectivo destas é colocar à discussão os vários temas do mar, divididos em oito áreas do conhecimento: Matemática, Modulação e Engenharia, Geografia, Oceanografia, Ambiente e Ciências Naturais, História e Literatura, Economia e Gestão, Relações Internacionais, Direito e Estratégia, Sociologia e Comportamento Organizacional, Tecnologias de Informação e Comunicação e Ciências Militares. As Jornadas do Mar são um fórum para dar conhecimento sobre o mar e potenciar o seu valor como solução da crise portuguesa, explorando-o e afirmando o País, dada a sua posição geográfica privilegiada.

Com as Jornadas do Mar pretende-se continuar a «valorizar, debater e estudar os assuntos do Mar, concorrendo assim para uma estratégia que coloque o mar como desígnio nacional assumido pela sociedade», explica o Contra-almirante Lila Morgado.

As apresentações de 30 minutos da nona edição das Jornadas do Mar vieram da iniciativa de estudantes universitários, maioritariamente de mestrado ou doutoramento, dedicados ao tema “Mar: uma onda de progresso”.

Para os participantes, que elogiam a boa organização do evento por parte da Marinha, os temas das apresentações foram interessantes. Com diverso tipo de formação académica, os participantes universitários tiveram a oportunidade de ouvir outras perspectivas por parte de diversas disciplinas, num evento que junta estudantes de Economia, Biologia, Relações Internacionais, Matemática, Engenheria e muitos outros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill