O novo navio "Mar Portugal" será um desafio à capacidade de colaboração entre instituições científicas

O Secretário de Estado do Mar, Pedro do Ó Ramos, e o presidente do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), Vítor Vasconcelos, apelaram hoje, 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, à cooperação entre instituições relativamente à utilização do novo navio de investigação científica ao dispor das entidades portuguesas, o “Mar Portugal”, durante a sessão de abertura do Fórum do Mar 2015 e da Portugal Atlantic Conference, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Pedro do Ó Ramos, naquela que foi a sua primeira intervenção pública desde que assumiu a Secretaria de Estado do Mar, afirmou a esse propósito que «tem que haver complementaridade entre os organismos».  Para Vítor Vasconcelos, «este navio é uma infra-estrutura fundamental» para a comunidade científica nacional e «faz sentido ter um barco coordenado pelo IPMA (Instituto do Mar e da Atmosfera), mas com várias valências», ao serviço de vários grupos de investigação. Até porque Portugal «não tem dimensão para que cada entidade de investigação tenha o seu barco».

Miguel Miranda, presidente do IPMA, também presente no evento, concordou com a importância do navio, que representa um reforço de meios num país onde se tem feito muito com muito pouco. Até agora, «não tivemos meios de investigação marinha comparáveis aos de países» com menor responsabilidade do que a portuguesa em termos de mar, como a Espanha ou a França. Mas para que surjam resultados, «é preciso persistência e os políticos vão ter que se habituar à ideia de que vão passar anos até que eles existam», algo que não tem acontecido.

Recorde-se que o “Mar Portugal” está em Portugal desde Outubro, custou 7,9 milhões de euros e foi adquirido ao abrigo do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (European Economic Area Grants – EEA Grants), no qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, como doadores, financiam projectos programáticos em 16 Estados da União Europeia, incluindo Portugal. Segue-se a sua remodelação, que deverá ocorrer até 2016, ano em que deverá estar operacional.

Na sessão de abertura do Fórum do Mar 2015 e da Portugal Atlantic Conference, que também constituiu uma celebração do Dia Nacional do Mar, intervieram igualmente a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o Embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, o presidente do Conselho de Administração da APDL, S.A., Emílio Brogueira Dias, o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o presidente do Fórum Oceano, António Nogueira Leite, o vice-presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro, e Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill