No que a China pode entender como provocação, Donald Trump procura seduzir a Austrália para exercícios de liberdade de navegação no Mar do Sul da China, num momento em tal como os Estados Unidos, o país revela preocupação com a presença chinesa na região
RIMPAC

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu que gostaria de ver a Marinha australiana a realizar exercícios em prol da liberdade de navegação no Mar do Sul da China, divulgou o Maritime Executive. Segundo a publicação, Donald Trump terá mostrado convicção de que a Austrália também gostaria de ver os Estados Unidos envolvidos em exercícios semelhantes na região.

As afirmações foram feitas durante um encontro do Presidente norte-americano e o Primeiro-Ministro australiano, Malcolm Turnbull, no âmbito de negociações sobre segurança e comércio. Na sequência do encontro, a Casa Branca terá emitido um comunicado manifestando uma “séria preocupação” dos dois dirigentes quanto à situação no Mar do Sul da China.

Embora já tenha manifestado o seu apoio a exercícios em prol da liberdade de navegação e possua navios estacionados em Darwin capazes de neles participar, a Austrália tem evitado comprometer-se em operações concretas e em especular sobre a matéria. Recentemente, uma fragata britânica, a HMS Sutherland, deslocou-se à Austrália para uma demonstração tecnológica, com perspectiva de se dirigir posteriormente ao Mar do Sul da China, num exercício de liberdade de navegação, conforme já aqui fizemos referência.

Recorde-se que os Estados Unidos, já durante a Administração Trump, acelerou o ritmo das operações deste género no Mar do Sul da China, com quatro realizadas em 2017, provocando alguma irritação entre o Governo chinês.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill