Investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, descobriram a «Super Esponja», uma solução de nitreto de boro magnético (MBN, sigla em inglês) que absorve derrames de petróleo, segundo comunicado da Universidade.
Esta esponja é feita de material biodegradável não tóxico, constituída de grafeno branco nano-estruturado magnético, que absorve o petróleo bruto até 53 vezes o seu próprio peso. “As tecnologias actuais para a limpeza de derrames de petróleo incidem apenas na mitigação de impactos e ignoram a recuperação do petróleo bruto”, explica o Dr. Nashaat Nassar, professor Associado da Schulich School of Engineering.
“É necessária uma tecnologia inovadora para gerar um material de alto desempenho que possa ser usado tanto para limpar a água quanto para recuperar petróleo bruto para uso posterior após um derrame de petróleo”, acrescenta o professor.
Note-se que os nanomateriais magnéticos já tinham sido considerados ideias para limpeza de derrames de petróleo, no entanto, devido à bio-persistência (por ser um material que tende a permanecer dentro de um hospedeiro biológico), tornou-se uma composição perigosa, incorrendo em risco de doenças como cancro de pulmão. Entretanto, o material de Nassar demonstrou ser biocompatível com seres humanos e outros organismos.
Para além da vantagem óbvia da não poluição dos oceanos, o petróleo absorvido pode inclusivamente ser separado e reutilizado. Pelo que Nashaat Nassar conclui, desafiando: “se alguém quiser começar a fabricar isto, está pronto para ser usado agora”.
Foto de Michael Platt, University of Calgary
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha