A ABB India apresentou uma solução para abastecer navios no porto de V.O. Chidambaranar, o antigo porto de Tuticorin, na Índia, consonante com o projecto de Portos Verdes do Governo indiano, referem meios de comunicação internacionais.
Na Índia, a ligação à rede eléctrica para abastecimento de energia nos portos funciona se os navios estiverem adaptados a uma frequência de 50 Hz. A maioria dos navios, porém, adere aos padrões europeus de 60 Hz, e por isso depende de um gerador diesel a bordo para ter energia. Uma escala de 60 horas de um navio mercante num porto produz 360 MT (toneladas métricas) de dióxido de carbono (CO2), provenientes do abastecimento pelo gerador a diesel.
Com a tecnologia da ABB, os navios deixam de ter necessidade de recorrer ao gerador diesel para aquecimento, iluminação ou refrigeração, reduzindo as emissões de CO2 e ruído no porto. Para o efeito, a infra-estrutura portuária foi equipada com a tecnologia Shore to Ship da ABB, que inclui um conversor de frequência estática PCS100 SFC, concebido para as exigências técnicas de um porto.
O porto de V.O. Chidambaranar recebe cerca de 1.350 navios por ano e é um dos 12 grandes da Índia que vai implementar soluções no âmbito do projecto Portos Verdes.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios