Financiado pelo programa OCEANERA-NET, a apresentação do projecto SE@PORTS, terá lugar no Auditório Infante D. Henrique do Porto de Leixões, Leça da Palmeira, partir da 10 horas da manhã.
Tendo como principal objectivo estudar a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebra-mares portuários, tendo como casos de estudo o Porto de Leixões e o Porto de Las Palmas, ao longo de dois anos, investigadores de Portugal, Espanha e Bélgica, estudaram o possível desenvolvimento de um modelo conversor de energia das ondas híbrido, especificamente concebido para ser integrado em quebra-mares portuários, tirando partido da sua natural exposição à ondulação marítima.
A integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas nas estruturas portuárias tem como principal final propósito permitir aos portos satisfazer as respectivas necessidades de produção e consumo de energia eléctrica de forma sustentável.
O evento contará igualmente com a participação de um conjunto de peritos internacionais especialistas na integração de sistemas de conversão de energia das ondas em quebra-mares portuários que partilharão a experiência e o conhecimento sobre estas tecnologias, sendo de destacar os casos da Central Piloto Europeia de Energia das Ondas do Pico, projecto a ser apresentado pela WavEC Offshore Renewables, bem como o projecto da Mutriku Wave Power Plant, a ser apresentado pela BiMEP, ou ainda o projecyo de desenvolvimento do Conversor OBREC, a ser apresentado pela IMDC.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios
- Tauron quer investir em eólica offshore