Luís Henrique Pereira, jornalista, produz e realiza um documentário para portugueses aprenderem sobre a vida marinha dos Açores

Luís Henrique Pereira, jornalista da RTP, produz e realiza um documentário para levar os portugueses ao cenário e explicar porque é importante proteger os ecossistemas.

O planeamento é para uma média de 40 minutos por episódio, numa mini-série de dois ou três, mas a produção ainda está a decorrer.

A ideia por detrás do projecto é mostrar a vida que Portugal tem nos seus oceanos, maioritariamente nos Açores, uma região usada como rota de migração por várias espécies de cetáceos, como a baleia azul ou o cachalote.

Quanto aos investimentos, a abordagem dos patrocínios tornou Atlântico Selvagem vantajoso para a estação televisiva. «Não se pense que os portugueses pagaram», explica Luís Pereira. O único custo significativo da estação, os salários.

O jornalista não é indiferente à crescente ligação que Portugal está a criar com o mar, nas áreas piscícolas e do turismo. «Somos uma mina de ouro!» defende, admitindo que tem pena que os estrangeiros notem mais isso do que os próprios portugueses.

«Mas noto também que os investimentos, particularmente no mergulho e observação de baleias, estão a aumentar» comenta ao Jornal.

Com este documentário em mãos, quer chegar aos espectadores, sem fazer do produto final um programa de ciência, pois quer que todos,em idades ou classes, o entendam e se divirtam.

Atlântico Selvagem ainda não tem data de estreia fixa, mas está previsto que passe na TV no início de 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill