Uma start-up irlandesa – RASHR – começou recentemente a produzir licras ecológicas, 100% recicladas, produzidas de lixo oceânico, segundo a Surfer Today. A equipa, formada por três amigos – Tom, Alex e John – surgiu da ideia dos surfistas de criarem material para meio aquático não comprometendo os oceanos.
“Todas as nossas licras têm protecção 50 + UV e foram testadas por atletas em vários ambientes. É difícil acreditar que se está realmente a vestir plástico reciclado”, observou a equipa. “Fazemos a nossa parte para manter os oceanos, que amamos, limpos de resíduos de plástico e passar o melhor tempo dentro, em ou ao redor da água, onde quer que seja”, conclui.
O tecido utilizado é um tecno-tecido sustentável de poliéster 100% reciclado que provém de resíduos pré e pós-consumo, que inclui redes de pesca, tapetes e outros, recolhidos em todo o Mediterrâneo.
Esta linha arrojada que se espera que seja resistente ao cloro, cremes bronzeadores e óleos está exclusivamente disponível no site da Rashr, com valores que variam entre os 40 e os 70 euros.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha