Equipa do ISEP e do INESC TEC vence prove de robótica internacional

A equipa ISEP-INESC TEC Aerial Robotic, composta por alunos do Mestrado de Engenharia Electrónica e Computadores – Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) ficou em primeiro lugar no Eurathlon Grand Challenge, a maior prova europeia de robótica, em Itália. O conjunto português apresentou-se com robôs aéreos, numa competição dedicada a intervenções de busca e salvamento, designadamente, em cenários de catástrofe.

Portugal esteve igualmente representado com outro grupo do INESC TEC, composta por investigadores do respectivo centro de robótica, integrada na equipa ICARUS, que conquistou o segundo lugar. Esta equipa contou com a participação de «elementos do projecto europeu de busca e salvamento e ainda investigadores de cinco instituições europeias», refere um comunicado alusivo a esta competição. Os portugueses apresentaram-se com os robôs MARES (submarino) e ROAZ (de superfície).

Além dos dois primeiros lugares, Portugal conquistou ainda prémios em competições técnicas ou cenários parcelares.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill