Portugal e Espanha vão promover uma candidatura conjunta da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães a património da Humanidade da UNESCO, conforme anunciaram os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países na última semana.
“Espero que fiquem dissipadas todas as dúvidas ou especulações sobre a descoordenação, dos desacordos, nas comemorações da circum-navegação Magalhães/Elcano”, referiu o ministro espanhol, Josep Borrell, citado pelo Diário de Notícias. Já Augusto Santos Silva, citado pela LUSA e Diário de Notícias, referiu que “Portugal e Espanha, através dos seus embaixadores na UNESCO, irão apresentar conjuntamente a candidatura”.
Esta candidatura ficou envolvida em polémica depois de um artigo recente do jornal espanhol ABC, no qual se acusava Portugal de desvalorizar o papel do navegador espanhol Juan Sebastián Elcano, que concluiu a viagem após a morte de Fernão de Magalhães e não teria sido mencionado na candidatura portuguesa. Na sequência da polémica, o Governo espanhol terá decidido solicitar ao seu Embaixador na UNESCO que formalizasse um pedido de informação sobre o assunto.
Também na última semana, foi apresentado o programa nacional das comemorações dos 500 anos da viagem, que começam este ano e se estendem até 2022, ano do quinto centenário da chegada da expedição a Cádiz, e envolvem várias áreas do Governo e a sociedade civil, através das instituições universitárias e dos municípios, por exemplo. Para o efeito, foi constituída uma Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, que é presidida por José Manuel Marques, presidente da Câmara Municipal de Sabrosa (onde se pensa que terá nascido Fernão de Magalhães) até 2017.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha