O Oceanário de Lisboa apoiou o lançamento oficial da app «A Grande Caça aos Ovos», ferramenta grátis desenvolvida no âmbito do projecto Shark Attract com o objectivo de permitir o registo dos ovos de tubarão e raias na costa portuguesa.

Destinada a todos os cidadãos interessados na conservação destas espécies e com vista a apoiar o desenvolvimento do respectivo conhecimento científico de quem as estudas, o lançamento da APP contou com a presença de cerca de 70 crianças do 3º e 4º ano da Escola Básica nº 5 do Agrupamento de Escolas de Peniche.

Depois de uma introdução sobre as espécies de tubarões e raias existentes nas nossas costas, as crianças colaboraram na «caça» aos ovos na praia, tendo sido devidamente registados na respectiva APP de todos os 137 ovos encontrados na acção.

Como então sublinhado, através desta nova aplicação para telemóveis, grátis, qualquer um pode ter um papel relevante na protecção destas espécies, registando facilmente, sempre que, ao passear na praia, se aperceber da existência de um ovo e, recorrendo à mesma, identificar igualmente, de forma exacta, de que espécie se trata, de modo a permitir também conhecer melhor, pela análise da informação recolhida a presença e distribuição dos locais de nascimento das respectivas espécies.

A APP, criada em 2014, tem já 245 mil registos na sua versão inglesa, submetidos em 22 países, de 10 espécies de raias e três espécies de tubarão, incluindo registos da costa portuguesa.

Os ovos registados em Portugal são maioritariamente das espécies Raia-curva, raia-lenga e tubarão pata-roxa, três espécies que podem ser observadas no Oceanário, existindo também registos de Raia-zimbreira, Raia-manchada, Raia-de-são-pedro e Raia-pontuada.

 O projecto «Shark Attract», foi um dos vencedores da 1ª edição do Fundo para Conservação dos Oceanos do Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul.

Mais informações em www.sharkattract.pt/ovos/



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill