O West foi lançado à água nos Estados Unidos, em Dezembro de 2013
west

No dia 27 de Janeiro o NRP Schultz Xavier participou numa experiência única. Efectuou o transporte, largada e acompanhamento da embarcação não-tripulada, denominada “West”. Esta chegou à costa portuguesa, mais precisamente junto ao farol de São Pedro de Moel, no dia 12 de Novembro de 2014. Data a referir tanto mais que foi lançado à água em Dezembro de 2013, oriunda de uma escola nos Estados Unidos da América.

Esta não foi a primeira tentativa de devolução da West aos alunos da escola de Westbrook. A primeira tentativa, que uniu várias instituições nacionais, ocorreu em Junho de 2015, a partir do continente. No entanto a acção revelou-se infrutífera, com a West a regressar a águas portuguesas.

Após alguns estudos concluiu-se que o melhor local para a largar seria a partir do arquipélago da Madeira. A acompanhar a largada da West estiveram, a bordo do navio da Marinha Portuguesa, alunos de diversas escolas da Madeira, assim como vários investigadores envolvidos no projecto.

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill