Até 4 de Maio, o navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha portuguesa, está a sul do Algarve para recolher dados e amostras de água, no âmbito do Projecto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture, naquela que é a segunda missão “do projecto, na continuidade da missão realizada em 2018 pelos navios NRP Almirante Gago Coutinho e NRP Auriga”, refere a Marinha.
Nesta missão estão “embarcados a bordo do NRP D. Carlos I, para além da guarnição de 38 militares, 15 elementos das equipas técnicas do Instituto Hidrográfico, das áreas da Oceanografia e da Química”, refere a Marinha, lembrando que desde 17 de Abril e até ao final da missão, o navio deve “efectuar cerca de 400 estações entre a batimetria dos 30 e 200 metros de profundidade”.
A Marinha acrescenta que “o navio tem como objectivo realizar perfis de CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão) ao longo da coluna de água, recolhendo amostras de água e medindo as correntes”, dados que “serão posteriormente analisados considerando os parâmetros biológicos, físico-químicos e microplásticos”.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha