A missão decorre até 4 de Maio, no âmbito do projecto AQUIMAR - Marine Knowledge Supporting Aquaculture
NRP D. Carlos I

Até 4 de Maio, o navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha portuguesa, está a sul do Algarve para recolher dados e amostras de água, no âmbito do Projecto AQUIMAR – Marine Knowledge Supporting Aquaculture, naquela que é a segunda missão “do projecto, na continuidade da missão realizada em 2018 pelos navios NRP Almirante Gago Coutinho e NRP Auriga”, refere a Marinha.

Nesta missão estão “embarcados a bordo do NRP D. Carlos I, para além da guarnição de 38 militares, 15 elementos das equipas técnicas do Instituto Hidrográfico, das áreas da Oceanografia e da Química”, refere a Marinha, lembrando que desde 17 de Abril e até ao final da missão, o navio deve “efectuar cerca de 400 estações entre a batimetria dos 30 e 200 metros de profundidade”.

A Marinha acrescenta que “o navio tem como objectivo realizar perfis de CTD (Condutividade, Temperatura e Pressão) ao longo da coluna de água, recolhendo amostras de água e medindo as correntes”, dados que “serão posteriormente analisados considerando os parâmetros biológicos, físico-químicos e microplásticos”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill