Até 29 de Julho decorre nos Açores a Missão REP Atlantic 15 (Recognized Environmental Picture), com o objectivo de avaliar as capacidades de veículos autónomos aéreos (UAV) e subaquáticos (AUV) e de sistemas de comunicação em rede destinados a operações de fiscalização e monitorização ambiental, bem como de operações científicas ou militares em mar aberto.
O REP 15 é organizado em conjunto pela Marinha Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto do Mar/Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. O Governo Regional dos Açores associou-se ao exercício, através do apoio logístico e da lancha de investigação “Águas Vivas”.
Estão também envolvidos o Centre for Maritime Research na Experimentation da NATO, a Marinha dos Estados Unidos, a Universidade do Michigan, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, o KTH Royal Institute of Technology da Suécia, a NASA e as empresas portuguesas OceanScan e UA Vision.
Na fase actual, decorrem exercícios de mapeamento de fundos com recurso a AUVs e UAVs dotados de câmaras hiperbáricas, a AUV,s e “Wave Gliders” para recolha de dados e teste aos sistemas de comunicações e posicionamento sub-aquático.
Alguns dos exercícios com veículos não tripulados foram acompanhados pelo Secretário Regional do Mar, Fausto Brito e Abreu, que destacou as potencialidades do mar dos Açores para receber «exercícios que envolvam tecnologia avançada e testes de mar em cenários reais oceânicos». Afirmou também que as tecnologias usadas «podem ser muito úteis para o Governo definir políticas públicas» e que alguns dos dados obtidos podem «beneficiar actividades marítimo-turísticas ou ter outras aplicações, como a fiscalização das pescas e a definição de áreas marinhas protegidas, através da cartografia de habitats».
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha