Exercício conta com a participação de cientistas de mais de 10 instituições de cinco países, incluindo a NASA e as Marinhas norte-americana e portuguesa, sem excluir o Governo Regional dos Açores.

Até 29 de Julho decorre nos Açores a Missão REP Atlantic 15 (Recognized Environmental Picture), com o objectivo de avaliar as capacidades de veículos autónomos aéreos (UAV) e subaquáticos (AUV)  e de sistemas de comunicação em rede destinados a operações de fiscalização e monitorização ambiental, bem como de operações científicas ou militares em mar aberto.

O REP 15 é organizado em conjunto pela Marinha Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto do Mar/Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. O Governo Regional dos Açores associou-se ao exercício, através do apoio logístico e da lancha de investigação “Águas Vivas”.

Estão também envolvidos o Centre for Maritime Research na Experimentation da NATO, a Marinha dos Estados Unidos, a Universidade do Michigan, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, o KTH Royal Institute of Technology da Suécia, a NASA e as empresas portuguesas OceanScan e UA Vision.

Na fase actual, decorrem exercícios de mapeamento de fundos com recurso a AUVs e UAVs dotados de câmaras hiperbáricas, a AUV,s e “Wave Gliders” para recolha de dados e teste aos sistemas de comunicações e posicionamento sub-aquático.

Alguns dos exercícios com veículos não tripulados foram acompanhados pelo Secretário Regional do Mar, Fausto Brito e Abreu, que destacou as potencialidades do mar dos Açores para receber «exercícios que envolvam tecnologia avançada e testes de mar em cenários reais oceânicos». Afirmou também que as tecnologias usadas «podem ser muito úteis para o Governo definir políticas públicas» e que alguns dos dados obtidos podem «beneficiar actividades marítimo-turísticas ou ter outras aplicações, como a fiscalização das pescas e a definição de áreas marinhas protegidas, através da cartografia de habitats».

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill