No passado dia 22 de Abril a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ouviu a Comunidade Científica em Ciências e Tecnologias do Mar Nacional. O tema da reunião foi o de “ouvir, conhecer, analisar e fazer acontecer”.
A reunião veio no seguimento da definição, por parte do Governo, do mar como uma das prioridades, cabendo à Ministra a implementação da política para a a Governação dos Oceanos. Que, segundo informação disponibilizada pelo ministério, deverá estar assente no princípio do equilíbrio estrutural entre a economia, a sustentabilidade, a cultura e a coesão social e territorial.
Mas, para poder definir una politica de governação há que primeiro “conhecer as capacidades e recursos das instituições científicas e tecnológicas nacionais que trabalham predominantemente na área do mar”.
Foi com base nesta premissa que se realizou o encontro que teve como objectivos:
- Conhecer as instituições, os seus líderes e o seu trabalho, o conhecimento que têm desenvolvido, de modo a maximizá-lo podendo ser transferido para os diferentes sectores da sociedade.
- Recolher ideias e opiniões sobre o que poderá e deverá ser o Observatório do Atlântico, um compromisso do programa do Governo que necessita agora de ser consubstanciado num conceito que seja uma mais-valia para Portugal e para todos os sectores da área do mar, os cientistas, mas também o sector económico e educativo.
Após a reunião a Ministra afirmou que “ficou claro que Portugal está na vanguarda da investigação e desenvolvimento na área do mar, sendo necessário divulgar e potenciar este nível de excelência juntando estes grupos em torno de um grande projecto nacional aglutinador desta diversidade de conhecimento e capacidade de construir”.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha