Ana Paula Vitorino reuniu-se com a comunidade científica

No passado dia 22 de Abril a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ouviu a Comunidade Científica em Ciências e Tecnologias do Mar Nacional. O tema da reunião foi o de “ouvir, conhecer, analisar e fazer acontecer”.

A reunião veio no seguimento da definição, por parte do Governo, do mar como uma das prioridades, cabendo à Ministra a implementação da política para a a Governação dos Oceanos. Que, segundo informação disponibilizada pelo ministério, deverá estar assente no princípio do equilíbrio estrutural entre a economia, a sustentabilidade, a cultura e a coesão social e territorial.

Mas, para poder definir una politica de governação há que primeiro “conhecer as capacidades e recursos das instituições científicas e tecnológicas nacionais que trabalham predominantemente na área do mar”.

Foi com base nesta premissa que se realizou o encontro que teve como objectivos:

  1. Conhecer as instituições, os seus líderes e o seu trabalho, o conhecimento que têm desenvolvido, de modo a maximizá-lo podendo ser transferido para os diferentes sectores da sociedade.
  2. Recolher ideias e opiniões sobre o que poderá e deverá ser o Observatório do Atlântico, um compromisso do programa do Governo que necessita agora de ser consubstanciado num conceito que seja uma mais-valia para Portugal e para todos os sectores da área do mar, os cientistas, mas também o sector económico e educativo.

Após a reunião a Ministra afirmou que “ficou claro que Portugal está na vanguarda da investigação e desenvolvimento na área do mar, sendo necessário divulgar e potenciar este nível de excelência juntando estes grupos em torno de um grande projecto nacional aglutinador desta diversidade de conhecimento e capacidade de construir”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill