O Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas da Universidade de Engenharia do Porto e a NASA assinaram um protocolo tendo em vista a observação e vigilância do Atlântico Norte.

O protocolo assinado pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas da Universidade de Engenharia do Porto, LSTS, e a NASA tem em primordialmente em o desenvolvimento de operações conjuntas usando vários tipos de veículos autónomos, aéreos e marítimos de superfícies e subaquáticos, para observação e vigilância do Atlântico Norte.

Em simultâneo, o protocolo visa, alem da partilha de conhecimento e informação, também o desenvolvimento dos veículos e equipamentos bem como dos respectivos sistemas de controlo e dos sistemas de vigilância e medição dos mais diversos parâmetros, aos sensores a outros dispositivos de captação de dados e informação.

O protocolo, visando essencialmente o desenvolvimento tecnológico será essencialmente aplicado e usufruído, em termos práticos, pelo Ames research Center da NASA, pelo lado Norte-Americano, e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, pelo lado nacional, contando igualmente com o concurso de equipas científicas e de investigação conjuntas.

Entre as actividades previstas no protocolo encontra-se a aquisição de dados de estudo do campo gravítico bem como o desenvolvimento dos sistemas de controlo multi-plataforma desenvolvido no LSTS e o desenvolvimento e integração de novos sensores nos referidos tipos de veículos autónomos, aéreos e marítimos de superfície e subaquáticos.

Em especial destaque irá estar também a evolução e desenvolvimento dos sistemas de comando e controlo integrado de multi-veículos multi-plaforma em missões conjuntas e combinadas, tendo por objectivo também a possível conjugação e mesmo integração dos sistemas desenvolvidos por cada uma das organizações.

Para o futuro, o protocolo abre igualmente a possibilidade de extensão da colaboração a outros projectos conjuntos que tenham como propósito a investigação científica sobre o clima, a atmosfera, o mar e a biologia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill