A competição decorreu entre 1 de Dezembro de 2014 e 1 de Março de 2015. O concurso? O Kongsberg Maritime Subsea Bathymetric Photo Contest. O resultado? As imagens do Instituto Hidrográfico (IH) conquistaram o primeiro e o terceiro lugar. O prémio? Fazer parte do calendário deste ano da Kongsberg, empresa Norueguesa, fabricante de tecnologia.
Segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional as imagens levadas a concurso pelo IH “ilustram os meses de Janeiro e Março”. A imagem vencedora consiste numa perspectiva do modelo batimétrico, obtido no levantamento hidrográfico da barra de Faro-Olhão, onde são visíveis os molhes e um fundão junto à barra, provocado pelos fortes correntes de maré. O levantamento hidrográfico foi efetuado em finais de 2014, com a aquisição de dados realizada por um sistema sondador multifeixe Kongsberg EM2040C.
Já a imagem que ficou na terceira posição “é uma perspetiva do modelo batimétrico obtido no levantamento da barra norte do porto de Lisboa, realizado em meados de 2014”. O sistema de aquisição de dados foi o mesmo do utilizado em Olhão, sendo que a imagem ilustra a morfologia da margem atlântica junto à linha de costa do Estoril.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha