Imagens da Brigada Hidrográfica conquistaram o primeiro e terceiro lugar em concurso internacional
Instituto Hidrográfico

A competição decorreu entre 1 de Dezembro de 2014 e 1 de Março de 2015. O concurso? O Kongsberg Maritime Subsea Bathymetric Photo Contest. O resultado? As imagens do Instituto Hidrográfico (IH) conquistaram o primeiro e o terceiro lugar. O prémio? Fazer parte do calendário deste ano da Kongsberg, empresa Norueguesa, fabricante de tecnologia.

Segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional as imagens levadas a concurso pelo IH “ilustram os meses de Janeiro e Março”. A imagem vencedora consiste numa perspectiva do modelo batimétrico, obtido no levantamento hidrográfico da barra de Faro-Olhão, onde são visíveis os molhes e um fundão junto à barra, provocado pelos fortes correntes de maré. O levantamento hidrográfico foi efetuado em finais de 2014, com a aquisição de dados realizada por um sistema sondador multifeixe Kongsberg EM2040C.

Já a imagem que ficou na terceira posição “é uma perspetiva do modelo batimétrico obtido no levantamento da barra norte do porto de Lisboa, realizado em meados de 2014”. O sistema de aquisição de dados foi o mesmo do utilizado em Olhão, sendo que a imagem ilustra a morfologia da margem atlântica junto à linha de costa do Estoril.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill