O projecto, no valor de 500 mil euros, deverá estar concluído até ao próximo Verão

 

À recuperação da Fortaleza de Santiago em Sesimbra seguir-se-á a instalação do Museu Marítimo do mar, «uma vez que a candidatura apresentada pela Câmara Municipal [de Sesimbra] à Acção 3 do Programa Operacional Pesca (GAC- Além Tejo) (…) foi aprovada», refere Susana Jeremias da Câmara Municipal de Sesimbra.

A Câmara Municipal de Sesimbra dispunha de um Museu do Mar que já está encerrado há alguns anos. O museu que se irá instalar na Fortaleza é um conceito completamente novo.

A candidatura intitulada «Programa de Valorização do Património Piscatório de Sesimbra: Instalação do Museu do Mar e da Pesca e suas Componentes» irá beneficiar de uma comparticipação de 50 por cento de um total de 500 mil euros, «cabendo à autarquia assegurar a verba restante», explica Susana Jeremias. O museu deverá estar instalado até ao próximo Verão.

O objectivo do projecto é de promoção da identidade cultural da comunidade de Sesimbra, especialmente fortes no sector da pesca. O museu do mar em Sesimbra será um espaço de exposição de peças ligadas à história da pesca em Sesimbra, documentos históricos e testemunhos iconográficos, entre outros.

Ainda incluído no projecto, a Câmara Municipal prevê obras no mercado com o objectivo de melhorar as condições de higiene e segurança, no âmbito de acções de valorização do pescado capturado pela frota de pesca sesimbrense.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill