Uma equipa de estudantes de engenharia oceânica da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, desenvolveu e utilizou um dispositivo acústico para detectar baleias próximo do parque eólico Block Island, em águas de Rhode Island, no Atlântico, que tem 150 turbinas de 6 MegaWatts cada, refere o Safety4Sea.
O dispositivo, denominado MARIMBA (Marine Mammal Monitoring at Block Island Using Acoustics), utilizou um hidrofone em ambiente sub-aquático que recebeu os sons produzidos pelos mamíferos marinhos, enviando-os para um servidor instalado no campus universitário, junto ao qual puderam ser ouvidos e gravados directamente.
Para esta experiência, os estudantes deslocaram-se em Novembro de 2018 até ao parque eólico, onde mediram o ruído sub-aquático e escolheram o melhor local para instalarem o dispositivo.
Depois, passaram o Inverno a preparar o dispositivo e a plataforma de comunicação. No final de Março e princípio de Abril, instalaram duas unidades do sistema pelo prazo de duas semanas. No dia 12 de Abril retiraram as duas unidades, não sem antes terem feito medições e recolhido amostras oceanográficas dos sedimentos marinhos para melhor compreenderem o ambiente operacional do dispositivo.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha