O Museu de Marinha e o Aquário Vasco da Gama foram recentemente distinguidos com uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), ambos na categoria de Trabalho de Museografia.
Distinguido em 2016 com o prémio Melhor Merchandising, o Museu de Marinha apresentou este ano uma candidatura no âmbito do Projecto de Requalificação Museográfica da Sala dos Descobrimentos do Museu de Marinha.
Quem recebeu a distinção foi o comandante Carlos Manuel Baptista Valentim, que destacou na ocasião o trabalho de equipa na produção e montagem dos novos suportes museográficos dos profissionais do Museu de Marinha e da empresa J. C. Sampaio Construções, Lda.
Já o Aquário Vasco da Gama concorreu com o trabalho “O príncipe que sonhava com o fundo do mar: uma nova museografia para o Aquário Vasco da Gama”.
O prémio foi recebido director da instituição, o comandante Teixeira de Melo, que destacou o trabalho dos profissionais do Aquárioeo das empresas Esgrafito Mural, Lda e Atelier P06, Lda, responsáveis pelo trabalho de restauro e pelo trabalho de museografia, respectivamente.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha