A JSC Admiralty Shipyards iniciou oficialmente a construção da plataforma auto-propulsionada de investigação resistente ao gelo para operações no Árctico, denominada Pólo Norte, segundo meios de comunicação internacionais.
Para a plataforma, avaliada em 98,4 milhões de euros, a Admiralty Shipyards, em Abril de 2018, tinha assinado um contrato com o Serviço Federal Russo de Hidrometeorologia e Monitorização do Ambiente, dado que era seu objectivo cumprir missões de investigação que permitam aumentar o conhecimento do Árctico e da Antárctida. Capaz de navegar através de gelo a 10 nós, passará no Ártico pelo menos dois anos, com 14 tripulantes e cerca de 40 investigadores a bordo.
Com 1.090 metros e 84 metros, esta será a primeira estação de pesquisa do mundo com base permanente nas águas do Ártico. Pesquisa que abrange a vida marinha, a meteorologia e os recursos naturais. Espera-se que esteja pronta para operação em 2020 e será operada pelo instituto meteorológico russo Roshydromet.
- A quase sempre esquecida Escola Náutica de uma dita Nação Marítima
- Dos muitos desafios do IH à falta de visão política para o Mar
- Singularidade e Excelência na Oceanografia em Portugal
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…












