Arrancou este mês um projecto de investigação do Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC) do Instituto Superior Técnico “dedicado à avaliação de serviços de transporte marítimo de curta distância (TMCD) integrados em cadeias multimodais de transporte”, conforme nos esclareceu fonte próxima do projecto. A duração será de três anos e o financiamento provirá da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Segundo a mesma fonte, o projecto, denominado ShortSeaChain, “visa promover a utilização do TMCD por meio do desenvolvimento de uma ferramenta numérica, focada na carga contentorizada e geral, que calcule os custos de transporte, tempo de viagem e custos externos associados a soluções de transporte multimodais e unimodais, permitindo a sua comparação”.
De acordo com o esclarecimento prestado, “serão consideradas cadeias de transporte porta-a-porta, no contexto europeu, incluindo diversas combinações de TMCD, rodovia, via férrea e vias de navegação interior, quando disponíveis” e “as cargas poderão ser transportadas sob a forma de carga geral ou contentorizada”.
O objectivo é “o desenvolvimento de ferramentas de cálculo abrangentes e flexíveis que permitam identificar soluções de transporte multimodal convenientes para os carregadores” que sejam “tecnica e economicamente exequíveis sob o ponto de vista dos armadores” e ainda “identificar e caracterizar as variáveis que influenciam a competitividade do TMCD, tendo também em conta os desafios inerentes à descarbonização da economia”.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha