A Comissão Europeia (CE) deu parecer favorável à Holanda para a constituição de um fundo de garantia destinado a apoiar pequenas e médias empresas regionais de navegação, refere o World Maritime News. Segundo o jornal, este foi o primeiro passo de um projecto lançado pela instituição financeira holandesa Nesec para a criação de um fundo de dívida para o transporte marítimo no valor de 250 milhões de euros.
Denominado Nesec Shipping Debt Fund (NSDF), o fundo ainda não está constituído, mas deverá ser financiado por investidores institucionais e garantido até 80% pelo Estado holandês durante um período de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, refere o jornal. Como o Estado holandês será remunerado por essa garantia de acordo com as condições de mercado, a CE não considerou a iniciativa uma ajuda de Estado.
De acordo com o jornal, o fundo destina-se a satisfazer as necessidades de companhias que operem principalmente nas rotas regionais ou intra-europeias com navios até 15 mil dwt (deadweight tonnage) de porte bruto, garantindo os empréstimos com hipotecas realizados aos armadores por meio de um fundo de dívida.
Com a aprovação da CE, segue-se a apresentação do fundo aos potenciais investidores ao longo do restante ano de 2017. Segundo a Nesec, citada pelo jornal, o resultado dessa apresentação, cuja finalidade é angariar investidores, ditará a viabilidade (ou não) do fundo. Se o resultado for positivo, o NSDF verá a luz do dia no segundo trimestre de 2018.
- Maersk investiu 1,5 milhões na portuguesa HUUB
- 87 inscrições de 27 países no Bluetech Accelerator
- Taxa de pagamentos do Mar 2020 é de 29,2%
- Abriram candidaturas para 2ª edição do Blue Bio Value
- Câmara de Sines investe 7,5 milhões de euros na ZIL 2
- CE aprova apoio ao desenvolvimento do terminal de GNL de Świnoujście
- Fundo soberano norueguês vai avaliar participação na reciclagem de navios na Índia
- Já abriram inscrições para o Bluetech Accelerator