Começa hoje a primeira edição do Curso de Nefrologia Experimental, organizada pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR). Um curso que pretende dar a conhecer as potencialidades da utilização do peixe-zebra como modelo biomédico, nomeadamente no estudo de patologias renais. E que tem como “alvo” dois tipos de alunos: os internos da especialidade de nefrologia que frequentam o Mestrado Integrado em Medicina (MIM), na UAlg, e ainda os biólogos e investigadores que trabalhem com animais modelo.
Tudo começa com a formação teórica. Esta incide sobre a reprodução e gestão de colónias de peixe-zebra, apresentações sobre estudos de regeneração, mineralização e utilização das suas linhas transgénicas e mutantes. No programa consta igualmente uma visita ao biotério de peixe-zebra do CCMAR assim como uma componente mais prática de demonstrações de manipulação e microinjeção de peixes-zebra, seguindo-se a preparação de sistemas in vitro derivados de tecidos e células de peixe-zebra.
O CCMAR tem agendada uma segunda edição do curso, já marcada para o dia 12 de Maio, realizada no mesmo local (Universidade do Algarve) mas desta vez em inglês.
Todas as informações e inscrições, podem ser feitas através do site do CCMAR com os curso de formação avançada: http://att.ccmar.ualg.pt/zebrafish_May2016/index.html
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha