Amanhã, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, a Ministra da Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, e o Ministro de Estado para a Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, assinam a Declaração de Belém, “que lança a cooperação entre a União Europeia, o Brasil e a África do Sul na área da investigação no Atlântico Sul”.
De acordo com a Comissão Europeia (CE), este compromisso “definirá as vias pelas quais os países da UE, Brasil e África do Sul vão compreender melhor o Atlântico Sul, desde a segurança alimentar até às alterações climáticas e correntes oceânicas”. Um dos seus objectivos “é o reforço das observações no oceano Atlântico, através da congregação de recursos e conhecimentos, para se garantir o apoio necessário à proteção dos ecossistemas que se encontram sob pressão”.
No quadro deste acordo, será desenvolvida uma cooperação em diversas áreas, incluindo estudo do clima e ecossistemas, observação terrestre e marinha, segurança alimentar, aquacultura, gestão de recursos de pesca e tecnologia oceânica.
A assinatura da Declaração de Belém decorre à margem da conferência «A New Area of Blue Enlightment», promovida pela CE na Fundação Champalimaud, entre 12 e 14 de Julho, na qual participam os signatários, entre outras personalidades. Neste evento, que visa contribuir para compreender e aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e as inter-relações entre os oceanos e o clima e os sistemas de energia, também será debatida a dinâmica do Oceano Atlântico e dos seus sistemas de circulação, da Antárctida ao Árctico.
- O Desinteresse de Portugal pela Arqueologia Marítima
- Tiago Pitta e Cunha distinguido com Prémio Pessoa 2021
- Em salvaguarda e valorização do nosso património marítimo
- Virgílio de Carvalho – Cumprir Agora Portugal
- O Mar, a Liga Naval e quanto em Portugal nunca muda…
- O Técnico e as novas gerações de inovação na construção naval
- O paradoxo do talento individual e do fracasso institucional
- CIIMAR: um Centro de Investigação de vanguarda na área da Biologia Marinha