Novo incidente no Sul do Mar da China com dois aviões tácticos chineses a procederem à intercepção de um avião militar norte-americano em condições descritas como limite.

Dois aviões tácticos chineses procederam à intercepção de um avião military norte-americano, Terça-feira passada, no espaço internacional sobre o Mar do Sul da China, numa operação considerada no limite e pouco segura pelo Pentágono.

Segundo o relato do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, tratava-se de um avião de reconhecimento numa operação de patrulha de rotina, nada justificando a intercepção.

Ainda segundo o Departamento de Defesa, os dois caças J-11 aproximaram-se, voando a 15 metros do avião E-P3 norte-americano, obrigando a descer mais de uma centena de metros para evitar uma colisão.

O incidente verifica-se num momento em que o Presidente Obama, estando presente da Cimeira do G-7 no Japão, inicia hoje uma périplo pela Ásia, numa viagem a começar exactamente hoje, no Vietname.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill