A Comissão Europeia anunciou o maior investimento num projecto dedicado à ciência marinha

O projecto AtlantOS terá um orçamento de 20 milhões de euros, um quinto do orçamento para as candidaturas do Crescimento Azul do Horizonte 2020, e pretende reunir colaborações de mais de 60 organizações com competências diversas em todo o mundo. O projecto começou no mês de Janeiro.

O objectivo do projecto de investigação será o desenvolvimento de um sistema de informação mais eficiente, completo e barato de monitorização das actividades no Oceano Atlântico, ou seja, o desenvolvimento de um Sistema de Observação Oceânica Integrada do Atlântico baseado em informação existente que se encontra muito fragmentada. Este novo serviço trará benefícios para as organizações de segurança marítima, dará apoio a previsão meteorológica offshore e fomentará a melhor implementação da política marítima, assim como terá interesse para informar os sectores dos transportes, turismo, pescado, biotecnologia marinha, extracção de recursos e energias marinhas.

O projecto recebeu financiamento da área de Crescimento Azul num total de 20 milhões, uma das áreas de foco durante 2014, do programa Horizonte 2020. Portugal estará representado no projecto através da participação da Universidade dos Açores, do CIIMAR e da Universidade do Algarve.

O projecto conta com a participação de países europeus como a Dinamarca, Alemanha, Reino Unido ou França, entre outros, e ainda países como o Canadá, Brasil, Estados Unidos e África do Sul. Algumas das competências que este projecto reúne são a bioquímica, física, biologia, tecnologia, observação oceânica e a modelação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill