Navio terá custado mais de 70 milhões de euros
Navio Baís Farta

Será em 2018 que Angola vai receber o navio de investigação científica Baía Farta, encomendado à empresa holandesa Damen, segundo afirmou recentemente à Lusa a ministra das Pescas de Angola, Victoria de Barros Neto. O preço ultrapassa os 70 milhões de euros, segundo a Lusa.

De acordo com a agência noticiosa portuguesa, citada pela Agricultura e Mar, o navio é um dos mais avançados do seu género, tem 74 metros de comprimento e navega até uma velocidade de 13 nós. Segundo a mesma publicação, “a sua construção minimizará o ruído subaquático, acústico interno e vibrações, garantindo assim níveis de silêncio necessários para a investigação científica dos recursos naturais marinhos”.

O navio destina-se a estudar, identificar e monitorizar a utilização sustentável dos ecossistemas marinhos, servirá como navio-escola e poderá contar com investigadores da Universidade de Aveiro nas suas operações. No caso de Angola, e mesmo da comunidade científica internacional, na opinião de Victoria de Barros Neto, será particularmente importante, dado que o país localiza-se entre as correntes oceanográficas de Benguela e da Guiné, tal como outros países, com os quais partilha diversos ecossistemas marinhos que serão alvo das operações do Baía Farta.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill