Navio-escola será Casa de Portugal no Rio de Janeiro durante as olimpíadas
navio-escola Sagres

O navio-escola Sagres partiu no dia 21 de Junho de Lisboa para uma viagem de 97 dias, durante a qual transportará a bandeira nacional para o Rio de Janeiro, onde a embarcação será a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos de 2016. A bandeira será a mesma que o velejador João Rodrigues, porta-estandarte da equipa olímpica nacional, erguerá na cerimónia de abertura das olimpíadas.

A viagem da caravela Sagres será também de instrução para 44 cadetes do Curso Jorge Álvares que terminam o 2º ano da Escola Naval e incluirá uma escala em Cabo Verde, com visita à cidade da Praia, de 3 a 6 de Julho, antes de seguir para o Brasil, onde escalará os portos de Recife (19 a 22 de Julho), Salvador da Bahia (26 a 28 de Julho) e Rio de Janeiro (3 a 22 de Agosto).

Na viagem de regresso a Lisboa, já sem os cadetes, a Sagres escala novamente Cabo Verde, agora cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, entre 10 e 12 de Setembro. Segundo a Marinha portuguesa, em todos os portos nos quais fará escala, a presença da Sagre incluirá um programa de actividades, “que inclui visitas a bordo, divulgação e representação protocolar por parte da sua guarnição, bem como diversos eventos organizados juntamente com os parceiros da Marinha que se associaram a esta viagem”. No âmbito dessas actividades, está prevista a presença de atletas da Missão Olímpica nacional a bordo, quer para convívio, quer para contactos com a comunicação social portuguesa que acompanhará as competições dos desportistas no Rio de Janeiro.

Recorde-se que antes da partida, a bandeira nacional foi entregue ao Comandante do navio pelo Primeiro-Ministro António Costa,e que a missão da Sagres como Casa de Portugal durante as olimpíadas resulta de uma parceria entre a Marinha portuguesa e o Comité Olímpico Português. O navio regressa a Lisboa em 25 de Setembro.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill