Projecto de smart fishing software conquista júri
bitcliq

A start-up tecnológica Bitcliq conquistou o primeiro lugar no Concurso de Ideias Elevator Pitch – Ideias Que Marcam (categoria de «Projectos Consolidados»), no âmbito da Bolsa de Empreendedorismo 2016, promovido pela Representação da União Europeia (UE) em Portugal.

O projecto vencedor foi o Big Eye, uma solução de smart fishing software, assente na cloud, baseada em tecnologia portuguesa, e constitui “uma plataforma para a gestão em tempo real das frotas de pesca industrial, esclareceu-nos Pedro Araújo Manuel, CEO e fundador da empresa.

Segundo o mesmo responsável, esta solução já está a ser aplicada num projecto-piloto no Atlântico Sul, “em seis navios de pesca industrial de atum”. Pedro Araújo Manuel admitiu-nos também que a empresa já tem alguns investidores em perspectiva, especialmente no âmbito das companhias tecnológicas e das que estão envolvidas na comercialização de produtos do mar.

O concurso Elevator Pitch – Ideias Que Marcam visa “proporcionar a potenciais ou actuais empreendedores a oportunidade de apresentarem uma ideia de negócio a profissionais de topo de instituições que financiam, acompanham e apoiam a criação de novos projetos”, conforme se refere na página online do Programa Portugal 2020.

Tal como ali se explica, os participantes “beneficiam de um primeiro contacto com temas relevantes de gestão, fundamentais para a capacitação para o empreendedorismo” e todos “os participantes nos 5 módulos de formação recebem formação/capacitação em áreas técnicas específicas, correspondentes a diversas componentes fundamentais para o desenvolvimento dos seus projetos”;

Ao lançar a iniciativa, a Representação da UE em Portugal quis “dar visibilidade e oportunidade a empreendedores, em diferentes estádios do ciclo de vida dos seus projectos, de reconhecimento e aprendizagem, assim como facilitar o acesso a entidades e ferramentas que podem marcar a diferença na evolução das suas actividades”, explica-se.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill