A Statoil, Kongsberg e a Eelume juntam-se no desenvolvimento de um novo robot subaquático articulado para inspecção e reparação de infra-estruturas.

Inicialmente desenvolvido na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia sob contracto da SINTEF por um grupo de investigadores que formaram agora uma nova empresa derivada, designada Eelume, o principal propósito do robot é exactamente a inspecção e a realização de pequenas reparações em infra-estruturas de exploração de petróleo e gás.

Consistindo num estrutura articulada com aspecto de cobra e que se movimenta como uma,  sem motores, foi concebido para ficar permanentemente instalado  no leito marinho e proceder a inspecções visuais e pequenos ajustes de válvulas e juntas, de forma a reduzir significativamente a utilização de outros meios, como navios, também significativamente bem dispendiosos, para esses trabalhos de rotina.

Para além disso, a sua configuração articulada e esguia também lhe permite aceder a locais confinados e de difícil acesso a qualquer outro tipo de tecnologia actual.

O sentido da colaboração agora estabelecida reside no facto da Kongsberg Maritime se constituir como uma empresa, como se sabe, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de robots marítimos e a Statoil, a empresa norueguesa de pesquisa e exploração de plataformas offshore de petróleo e gás, dispor das respectivas infra-estruturas e consequente necessidade de inspecção e manutenção das mesmas.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill