No dia 21 de Abril, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o ABN Amro Bank assinaram um acordo destinado a apoiar o desenvolvimento de uma frota europeia de marinha mercante mais verde. Em causa está um fundo de 150 milhões de euros, que é o primeiro do seu género acordado com uma instituição financeira holandesa.
O acordo assegura o apoio a projectos verdes no transporte marítimo europeu, cujos operadores beneficiarão de condições financeiras favoráveis também resultantes da classificação AAA atribuída ao BEI e que é a mais elevada no âmbito das agências de notação financeira.
Os beneficiários podem ser projectos para terra ou mar, abrangendo reconversão ou construção de navios, desde que incluam uma componente de inovação que favoreça o seu desempenho ambiental em termos de redução de missões poluentes e eficiência no consumo de combustível.
O BEI recorda que o fundo é apoiado pelo programa Connecting Europe Facility (CEF) e foi tornado possível através do European Fund for Strategic Investments (EFSI), por via do EFSI Green Shipping Guarantee Programme (dotado de 750 milhões de euros), no quadro do Plano de Investimentos para a Europa (Plano Juncker) assumido pela Comissão Europeia.
Violeta Bulc, a Comissária Europeia dos Transportes, considera que “financiar a transição para sistemas e redes de transporte mais sustentáveis requer um compromisso para investir” e que este acordo “demonstra que o Plano de Investimentos pode desempenhar um papel importante na mobilização do financiamento privado para apoiar esta transição”.
- Maersk investiu 1,5 milhões na portuguesa HUUB
- 87 inscrições de 27 países no Bluetech Accelerator
- Taxa de pagamentos do Mar 2020 é de 29,2%
- Abriram candidaturas para 2ª edição do Blue Bio Value
- Câmara de Sines investe 7,5 milhões de euros na ZIL 2
- CE aprova apoio ao desenvolvimento do terminal de GNL de Świnoujście
- Fundo soberano norueguês vai avaliar participação na reciclagem de navios na Índia
- Já abriram inscrições para o Bluetech Accelerator