O geoportal português, desenvolvido pela EMEPC, foi distinguido com o «Geospatial World Excellence Awards 2018»

O geoportal SNIMar Sistema Nacional de Informação do Mar recebeu o prémio «Geospatial World Excellence Awards 2018», que distingue ferramentas geoespaciais temáticas, atribuído pelo Geospatial World Forum 2018.

Desenvolvido pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), este geoportal tem o objectivo de “centralizar e disponibilizar a informação geográfica ambiental relacionada com o mar”, refere o Ministério do Mar.

Na prática, este é um instrumento que “facilita a partilha, pesquisa e acesso à informação marinha  produzida em Portugal, constituindo, deste modo, uma ferramenta essencial para a gestão ambiental das águas marinhas nacionais”, refere o Governo.

Foi co-financiado pelos EEA Grants em dois milhões de euros e pelo Estado Português em 352.941 euros, contando com a participação de várias entidades da administração pública, incluindo as regiões autónomas, que disponibilizam mais de dois mil metadados e cinco mil registos históricos.

Está disponível para consulta em http://geoportal.snimar.pt/ desde Abril de 2017.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill